Fonte: G1
Matéria e Fotos por: Ana Clara Marinho, g1 PE
Novo protocolo entrou em vigor nesta sexta (14). Governo também informou que a testagem dos visitantes na saída da ilha será reduzida.
Os moradores e turistas não precisam mais apresentar o cartão de vacina contra a Covid-19 para viajar para Fernando de Noronha. Na prática, o passageiro não precisa estar imunizado contra o coronavírus. A mudança de protocolo foi divulgada pela Administração da Ilha, nesta sexta (14), mesma data que entrou em vigor.
A nota divulgada pelo governo local informou também que a testagem dos visitantes na saída de Noronha será reduzida. Em vez de 20% dos passageiros sorteados para o exame, a partir de agora, serão testadas 10% das pessoas.
As medidas foram publicadas no Diário Oficial do estado, na portaria 062/2022. Essa é a sexta etapa de flexibilização do protocolo de reabertura do turismo da ilha.
“A portaria segue as orientações da Secretaria de Saúde de Pernambuco, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, indicou a nota.
A nota informou, ainda, que a nova flexibilização acontece por causa dos avanços da vacinação no país e a redução dos números da doença.
O protocolo de entrada na ilha teve alteração em abril, quando foi dispensada a necessidade de apresentação do resultado de teste para Covid-19 antes do embarque para a ilha, que também era obrigatório.
O superintendente de Saúde da Administração do Distrito, Fernando Magalhães, afirmou que a nova mudança do protocolo foi realizada por causa do alto percentual de vacinados em todas nas faixas etárias elegíveis para imunização e a baixa circulação da Covid em Pernambuco.
Magalhães afirmou que a ilha superou o período mais crítico de sazonalidade de circulação dos vírus respiratórios e não houve nenhuma intercorrência da doença. Esses dados deram segurança para retirar a obrigatoriedade do comprovante de vacina.
Fernando Magalhães declarou que com testagens na saída de 10% dos passageiros é possível seguir a rastreabilidade da Covid,.
Caso ocorra a reintrodução do vírus na ilha, vai ser possível rastrear a doença e tomar as medidas necessárias.
O governo informou que quem testar positivo durante os dias de estada na ilha deverá realizar quarentena com os próprios recursos em Noronha até a cura ou o fim do período de transmissão do vírus, conforme determinação das autoridades de saúde.
Em Fernando de Noronha, permanece obrigatório o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz nos espaços de prestação de serviços de saúde.
A Administração da Ilha indica que 100% da população adulta está vacinada com pelo menos duas doses.