Melhor Época

Alter do Chão é o tipo de destino em que faz muita diferença a época do ano da viagem, já que a região muda completamente de paisagem a depender do volume de chuvas.

Estação Seca

Agosto a Dezembro

A melhor época para ver as famosas praias de rio (principais atrações da região, que engloba também Santarém e Belterra) é o chamado verão amazônico, temporada seca que vai de agosto a dezembro.

Estação Chuvosa

A época chuvosa vai de Janeiro a Julho

Quem busca passeios de barco em meio à floresta e quer ver muita vida animal, o mais recomendado é viajar no inverno amazônico, temporada de chuvas que vai principalmente de janeiro a julho.

Passeios

Alter do Chão, no Pará, ganhou fama mundial depois de ter sido eleita pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos entre as praias no Brasil, à frente de paraísos como Fernando de Noronha.

Alter do Chão tem mesmo praias dignas dos mais esplendorosos cenários do país e, vale ressaltar, tudo cercado pelo intenso verde amazônico e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns. Aproveite os magníficos rios paraenses e mergulhe sem medo de ser feliz! O Pará te espera com bancos de areia branquinha, banhos de rio inesquecíveis, florestas encantadas e, claro, uma culinária espetacular!

Praias de Alter do Chão

A areia fina e clara que surge à beira dos rios Tapajós e Arapiuns no período da seca forma um maravilhoso conjunto de praias nos arredores de Alter do Chão. As mais famosas, quase sempre, oferecem restaurantes ou quiosques para os turistas.

Passeios de Barco ou Lancha

As rotas variam muito e há opções para todo tipo de turista.

Ilha do Amor

Uma ponta de areia ligada ao continente, onde de um lado está o Lago Verde e do outro o Rio Tapajós

Morro da Piraoca

Maior morro da região, ele reina em meio à vegetação amazônica

Pôr do sol na Ponta do Cururu ou na Ponta do Muretá

Visite uma comunidade ribeirinha

Floresta Nacional do Tapajós

Belezas do Canal do Jari

O passeio para o Canal do Jari é especialmente interessante para os viajantes observadores e apaixonados por natureza. O percurso de lancha que segue por dentro desse canal leva a lindos cenários, onde será fácil ver casas típicas ribeirinhas, vegetação amazônica, muitos pássaros e ainda alguns animais, como preguiças, macacos, jacarés e, com sorte, alguns botos.

Viva a Cultura e conheça o Carimbó

O carimbó é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas. A junção de "curi" (pau oco) e "m’bó" (furado) significa em português: “pau que produz o som". Os movimentos giratórios do carimbó surgiram de um típico hábito de pescadores e agricultores paraenses. Sempre ao final do dia, após terminarem suas atividades, os trabalhadores costumavam se reunir para dançar ao som dos tambores.

Arte Indígena

Alter do Chão tem a loja mais completa do mundo especializada em artigos indígenas. A Araribá tem uma variedade de peças impressionante e muitas delas alcançam o status de obras de arte

Culinária paraense e tapajônica

Os sabores do norte são autênticos e carregados de personalidade, o que faz da gastronomia uma experiência à parte na viagem a Alter do Chão. Degustar os peixes amazônicos fresquinhos, muitas vezes regados a temperos pouco comuns a quem não é da região, faz parte do pacote do viajante. Experimente o açaí paraense (bem diferente do que se tem fora da região norte), a caldeirada, tacacá,o pato no tucupi, o jambu e todos os peixes de rio que são espetaculares, como o pirarucu, tambaqui e o namorado.

Dicas

Como chegar ?

Alter do Chão é uma vila que faz parte do município de Santarém, no Pará, e conta com pouco mais de 6000 habitantes.

Localizada a 1350 km da capital Belém, Alter do Chão está distante apenas 34 km do Aeroporto de Santarém (STM), principal porta de entrada para quem pretende viajar de avião a partir de todo o Brasil.

Chegando de Avião

Chegar a Alter do Chão é bem mais simples do que se imagina à primeira vista. A vila de Alter do Chão está localizada a apenas 34 km do Aeroporto de Santarém (STM), onde chegam voos diariamente com saída de todo o Brasil via Belém, Manaus e Brasília.

Chegando de Barco

Outra opção para quem está em Manaus ou Belém é fazer o trajeto de barco até Santarém. Neste caso, o tempo da viagem irá variar de acordo com a cidade de partida. Saindo de Manaus serão duas noites de viagem, já a partir de Belém serão três noites.

Quantos dias ficar ?

Mínimo 3 dias, afinal nos arredores de Alter do Chão há incontáveis praias de rio para ser feliz durante a viagem. Além das praias, Alter do Chão conta com diversas outras atrações, como florestas, lagoas, igarapés, igapós, canais e comunidades ribeirinhas que enriquecem e muito a experiência da viagem.

Conhecer as principais praias do Rio Tapajós e Rio Arapiuns, visitar a Floresta Nacional do Tapajós, descansar na Praia da Ilha do Amor, subir o Morro da Piraoca, passear pelo Lago Verde e ainda investir em um tour pelos canais, igapós e igarapés
locais.

Onde ficar ?

Ainda que esteja localizada a apenas 30 km de Santarém (maior cidade da região), Alter do Chão é a melhor base para os viajantes.

Alter do Chão é um destino totalmente voltado para o turismo e não faltam opções. Entre as mais charmosas está Vila de Alter, a primeira pousada boutique do Pará, que nasceu inspirada no modo de vida pacato de um vilarejo às margens do rio Tapajós.

O que levar ?

Check-list do que levar na mala em uma viagem para Alter do Chão:

  • Sempre água...é muito calor
  • Roupas para banho, toalha, shorts e camisetas
  • Protetor solar e repelente
  • Sandália, óculos de sol e chapéu
  • Se for fazer trilha, leve tênis e calça ideal para a aventura
  • Câmera, baterias extras e saco para celular
  • Leve uma quantia em dinheiro, pois há lugares que não aceitam cartão ou podem estar sem sinal de internet

Pacotes

Fotos